


SOBRE
A série de TV “Restauro – a memória da arte” aborda o ofício da restauração de patrimônios históricos e bens móveis (obras arquitetônicas, igrejas, obras esculturais, pinturas, papéis), contando a história do restauro no mundo, no Brasil e em Minas.
Nessa primeira temporada, o foco é Minas Gerais. Abordamos a origem do restauro – os modernistas em Ouro Preto, o mestre Jair Inácio, Edson Motta, a criação das primeiras escolas – FAOP, CECOR, a importância do barroco mineiro, do rococó e dos órgãos de preservação, e apresentamos obras restauradas em Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte e Congonhas, acompanhando processos de restauração em andamento.
Temos como personagens confirmados o Grupo Oficina de Restauro, com sua atuação pioneira e marcante em Minas (os irmãos Marrege e Adriano Reis e também a restauradora Rosângela Reis), Orlando Reis, o prefeito de Ouro Preto e ex-secretário de cultura Ângelo Oswaldo, o arquiteto e ex-presidente do Iepha Henrique Carsalade, o professor Sílvio Ribeiro e a professora Bethânia Reis Velloso, do Cecor, a historiadora Myrian Ribeiro de Oliveira, entre outros, além de depoimentos de moradores que falam sobre o impacto do restauro em suas vidas.
A série dialoga com o público jovem–adulto (a partir de 16 anos), com classificação indicativa livre, e tem como nicho principal a população interessada em cultura, história e artes, público comunitário e universitário, restauradores, estudantes, historiadores e profissionais de artes visuais em geral, assim como arquitetos, e todo o público interessado na história e cultura brasileira, assim como envolvidos na preservação do patrimônio Histórico, Cultural e Artístico brasileiro. Conta com recursos da Chamada Pública PRODAV 08 – TVS PÚBLICAS/2018 e encontra-se em fase de pré-produção, com produção da Cinco em Ponto, produção executiva de Beto Magalhães, criação e direção de Aluizio Salles Júnior, roteiro e pesquisa de Christiane Tassis e consultoria do Grupo Oficina de Restauro, de Belo Horizonte.
Pela grande quantidade de informação encontrada e relevância do tema, pretendemos desenvolver outras temporadas, ampliando para outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco.
“Restauro – a memória da arte” revela traços de nossa cultura e mostra a importância da preservação do patrimônio histórico para a nossa memória, cidadania e identidade.
FICHA TÉCNICA
Série de TV – 5 x 26´
Argumento e direção: Aluízio Sales Jr.
Pesquisa e Roteiro: Christiane Tassis
Produção: Beto Magalhães / Cinco em Ponto
Em fase de produção