



DESCRIÇÃO
Durante três anos percorri e mapeei cidades, comunidades e paisagens afetadas pela mineração, como Mariana (Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues),Governador Valadares, (incluindo o distrito de Baguari/Ilha Brava, fortemente afetado pela lama da Samarco, Conceição do Mato Dentro, Barão de Cocais, Catas Altas, Macacos, Brumadinho/Córrego do Feijão. Foi um trabalho de descobrir personagens e também conviver com eles, conhecendo suas histórias, seu sofrimento, sua luta, e os impactos da mineração em suas vidas e no meio ambiente, a violação dos direitos humanos. Aproximei-me de movimentos como o MAB e MAM, entendendo suas formas de agir e lutar.
O trabalho de pesquisa ocorreu paralelamente ao trabalho de escrita do roteiro. Neste projeto, especificamente, a paisagem está em constante movimento. Brumadinho/Córrego do Feijão não constava no projeto inicial, o rompimento da barragem da Vale ocorreu durante as viagens de pesquisa e me desloquei com a equipe para filmar a tragédia/crime.
A pesquisa bibliográfica e na mídia foi uma constante neste trabalho, a fim de entender os processos da mineração e seus danos ao Estado de Minas. Participei de manifestações e mantive diálogo com os ativistas, a fim de estar constantemente atualizada até as filmagens e depois delas, para a construção final do roteiro e offs da personagem. A pesquisa de linguagem, assim como da construção da personagem, também envolveu o escopo deste trabalho.
PRODUTORA
Trem Chic Cine Vídeo Lab