LAVRA DOC

Trailer

Entrevista com os realizadores

SINOPSE

Camila, geógrafa, retorna à sua terra natal depois de o rio de sua cidade ser contaminado pelo maior crime ambiental do Brasil, provocado por uma mineradora transnacional. Camila segue o caminho da lama que atingiu o rio, varreu povoados, tirou vidas e deixou um rastro de morte e destruição, e começa a repensar seu estilo de vida. Decide fazer um mapeamento dos impactos da mineração em Minas Gerais e se envolve com ativistas e movimentos de resistência, saindo do individualismo para a coletividade. Lavra é um road-movie sobre perder um mundo e tentar recuperá-lo, sobre pertencimento e identidade, na guerra em curso entre capitalismo e a natureza.

Ficha técnica

Argumento, pesquisa e roteiro: Christiane Tassis

Direção: Lucas Bambozzi

Atriz: Camila Mota

Produção: Trem Chic / André Hallack / Eder Santos / Joana Braga

Fotografia: Bruno Risas

Montagem: Fabian Remy

EXIBIÇÃO / FESTIVAIS

Lavra foi selecionado para mais de 20 festivais nacionais e internacionais, premiado na Mostra Ecofalante, no Festival de São Petersburgo, Festival de Brasília e Festival Atlantic Doc Uruguay. Foi exibido no Canal Brasil e encontra-se disponível no NOW!

Veja os festivais abaixo:

World Premiere no IDFA 2021 (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã), considerado o maior festival de documentários do mundo.

Festival de Brasília, prêmios de Melhor Fotografia (Bruno Risas) e Design de Som (O Grivo).

Mostra Tiradentes

Festival de Praga.

HOTDOCS Canadá, considerado o maior festival de documentários da América do Norte.

Mostra Ecofalante.

Saiba mais em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lavra.doc/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100074544024211

ENTREVISTAS E MATÉRIAS NA IMPRENSA

WORLD PREMIÉRE 2021 IDFA

Entrevista com a roteirista: https://ims.com.br/filme/lavra/

PIAUÍ: https://piaui.folha.uol.com.br/momento-de-expectativa/

CRÍTICA ESTADÃO: LUIZ ZANIN – https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/brasilia-2021-lavra-a-dor/

MÍDIA NINJA: https://midianinja.org/aclamado-pelo-publico-na-11a-mostra-ecofalante-de-cinema-lavra-ou-quanto-vale-o-seu-silencio/#google_vignette

FESTIVAL DE BRASÍLIA: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/12/09/e-fdsfilme-lavra-toca-em-feridas-ecologicas/

MOSTRA TIRADENTES: https://mostratiradentes.com.br/filme/lavra/

HOTDOCS CANADÁ: https://hotdocs.ca/whats-on/hot-docs-festival/films/2022/ironland

https://ecofalante.org.br/filme/lavra

https://blogfca.pucminas.br/ccm/pertencimento-e-identidade-quem-sou-eu-no-mar-de-lama/

SOBRE A PESQUISA

Durante três anos percorri e mapeei cidades, comunidades e paisagens afetadas pela mineração, como  Mariana (Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues), Governador Valadares, (incluindo o distrito de Baguari/Ilha Brava, fortemente afetado pela lama da Samarco), Conceição do Mato Dentro, Barão de Cocais, Catas Altas, Macacos, Brumadinho/Córrego do Feijão. Foi um trabalho de descobrir personagens e também conviver com eles, conhecendo suas histórias, seu sofrimento, sua luta, e os impactos da mineração em suas vidas e no meio ambiente, a violação dos direitos humanos. Aproximei-me de movimentos como o MAB e MAM, entendendo suas formas de agir e lutar. Participei de manifestações e mantive diálogo com os ativistas, a fim de estar constantemente atualizada até as filmagens e depois delas, para a construção final do roteiro e offs da personagem. A pesquisa de linguagem, assim como da construção da personagem, também envolveu o escopo deste trabalho.

O crime de Brumadinho não constava no projeto inicial, o rompimento da barragem da Vale ocorreu durante as viagens de pesquisa e me desloquei com a equipe para filmar.

Pesquise no campo abaixo e pressione ENTER

Shopping Cart
error: Alert: Content is protected !!